segunda-feira, 27 de maio de 2019

RECIFE... Minha Cidade Natal


Nasci em Recife/PE no dia 7 de abril de 1954, às 15h45min na antiga "Maternidade do Derby", hoje Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco (IRH-Sassepe), e os meus primeiros passos foram nas ruas do bairro de Casa Amarela onde meus pais moravam desde quando chegaram de Manaus logo depois de se casarem na 1ª Igreja Batista de Manaus.
Nasceram também no Recife minhas duas irmãs... Keila e Josely.


Mercado público de Casa Amarela inaugurado 1930

Maternidade do Derby inaugurada em 1933

Meu pai, decidiu fazer o "Seminário Batista" no Recife e formou-se como "Bacharel em Teologia e Filosofia" o que lhe valeu o cargo de Diretor do "Colégio Batista de Parintins" onde por muitos anos trabalhou até mudar para Manaus quando doutorou-se na 1ª Turma da "Faculdade de Medicina da Universidade do Amazonas".



 O Dr. José Barbosa Ribeiro exerceu a digníssima profissão de médico por muitos anos atuando como "Clínico Geral", "Pediatra" e "Obstetra" em vários hospitais e postos de saúde de Manaus, Parintins, Manacapuru, Itacoatiara e outras cidades do Amazonas.



Do meu Recife não lembro de nada, pois vim de lá ainda criança e não tem como lembrar mesmo... Mas sou pernambucano de nascença na minha Certidão de Nascimento, neto de um cidadão português naturalizado brasileiro e filho de uma brasileira naturalizada portuguesa...


Desejo "conhecer" Recife, ou seja, voltar à terra onde eu nasci... Pretendo ir ao Cartório que fez o meu registro de nascimento para completar a documentação exigida pelo Consulado de Portugal para que eu possa ter a "Cidadania Portuguesa" e assim poder transferir essa naturalidade aos meus filhos e netos que tanto querem.





Nenhum comentário:

Minha mãe  Léa , Eleanor Moreira Ribeiro, nasceu em Manaus, filha única do português  José da Costa Moreira  e da síria  Maria de Lourdes Za...